terça-feira, 12 de maio de 2009

APRESENTAÇÃO

Os Cursos de Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado com ênfase em Ecologia e Recursos Naturais da FESP (Fundação de Ensino Superior de Passos)/ FAFIPA (Faculdade de Filosofia de Passos)/UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais)/PGCBLB (Programa de Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado), iniciou suas atividades em 1999 como o curso de Licenciatura e em 2004 com o curso de Bacharelado. O Departamento de Ciências Biológicas, da FAFIPA, compreende as seguintes áreas: Limnologia, Ecologia, Botânica, Genética, Evolução, Zoologia, Entomologia, Fisiológicas, Fitoterápicos, Educação Ambiental. Tem a preocupação primordial a utilização da abordagem sistêmica para o tratamento da questão ambiental, por meio de um planejamento consistente de pesquisa ecológica, direcionado a um modelo de ecossistema regional, representado pela bacia hidrográfica do médio rio Grande, MG. Com esse enfoque foi delineado um programa bastante amplo, compreendendo os seguintes campos de atividade: limnologia, ictiologia, interações de sistemas terrestres e aquáticos, e ecológica de organismos. Nessa fase inicial do Programa, a área de limnologia destacou-se por ter servido como modelo para uma abordagem holística de um estudo ecológico em ecossistemas de água doce.
Em relação aos seus objetivos, o PGCBL e B visam a formação de recursos humanos altamente qualificados e competentes para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Ecologia e Meio Ambiente.
Os egressos são preparados para atuarem como disseminadores dos conhecimentos da Ecologia em seus múltiplos aspectos, a enfrentarem o enorme desafio de, no menor tempo possível, contribuir efetivamente para a desaceleração do processo de degradação dos recursos naturais não renováveis prevalente no país, e a iniciarem com urgência a implementação de práticas de mitigação e de restauração dos ecossistemas degradados.
Em março de 2009, o PGCBL completou 10 anos de atividades sendo uma organização curricular consolidado de acordo com as Diretrizes curriculares e Leis de Diretrizes e Base da Educação.
Para marcar esta data, o colegiado de curso, decidiu realizar na semana do meio ambiente o “ I Congresso de Ecologia do PGCBLB ", com o intuito de comemorações dos "10 Anos de curso", evento de proporção maior, dentro da proposta científica inicial de sua criação.
"Produzir informações científicas em Ecologia"



PROGRAMAÇÃO DO I CONGRESSO DE ECOLOGIA DO SUDOESTE MINEIRO

  • De 03 a 05 de junho de 2009.

03/06/2009 ( Quarta-feira)

Horário
08:00
Recepção e entrega de material

09:00
Cerimônia de Abertura

10:00 as 11:00
Palestra: “Ecologia de reservatórios”.
Palestrante: Dro. Raoul Henry (Mestre em Zoologia pela Universidade de São Paulo e Doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas).

11:00 as 12:00
Palestra: “Dinâmica de Populações de Peixes: interpretações ecológicas”.
Palestrante: Msc. Marcela Roquetti Velludo (Mestre e Doutoranda em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Trófica, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia de represas, educação ambiental, alimentação de peixes e conteúdo estomacal).

11:00 as 13:00
Mini curso (Teórico): “Estudo da alimentação em peixes de água doce: uma introdução”.
Dra. Evelise Nunes Fragoso de Moura

12:00
Almoço

14:00 as 18:00
Mini curso (Prático): “Estudo da alimentação em peixes de água doce: uma introdução”.
Dra. Evelise Fragoso e Msc. Marcela Roquetti Velludo

14:00 as 16:00
Mini curso: “Interação Animal-Planta e suas aplicações para Conservação Ambiental
Dra. Yumi Oki

14:00 as 15:00
Palestra: “Aqüífero Guarani”.
Palestrante: Msc. Flávia Buischi Olaia (Mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos. Professora da Organização Educacional Barão de Mauá e responsável pelo Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Serrana. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto de Arquitetura e Urbanismo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Recursos hídricos, Planejamento e gestão, águas subterrâneas, Aqüífero Guarani, Sustentabilidade e qualidade ambiental e de vida).

16:00 as 17:30
Palestra: “Invasões Biológicas x Conservação da Biodiversidade”.
Palestrante: Dra. Evelise Nunes Fragoso de Moura. (Mestre e Doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ecossistemas aquáticos, conservação da biodiversidade, ictiologia, bioinvasão. Professora na UFMG).

16:00 as 17:30
Apresentação de painéis.

17:30 as 18:00
Coffee Break

18:00 as 19:00
Palestra: “O Papel da Biodiversidade na Manutenção do Equilíbrio Ecológico de Espécies Fitófagas no Agroecossistema Milho”.
Palestrante: Ivan Cruz (Mestre em Manejo Integrado de Pragas - Purdue University e doutor em Entomologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisador III da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. É conselheiro e secretário regional da Sociedade Entomológica do Brasil. Tem experiência na área Fitossanidade, atuando principalmente na área de manejo integrado com ênfase ao controle biológico, tanto na agricultura convencional como na agricultura orgânica).

19:00 as 20:00
Palestra: O papel ecológico de seres ocultos.
Palestrante: Dra. Yumi Oki (Mestre e doutora em Entomologia pela FFCLRP-USP. Pós-doutoranda no Instituto de Ciências Biológicas, Dep. de Biologia Geral na Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: interação inseto-planta, interações tróficas, mudanças climáticas, herbivoria, bioensaios, ecologia química, lepidóptera e fungos endofíticos (diversidade e mediação da interação planta-ambiente e planta-inseto).

20:00 as 21:00
Palestra: “Direito Ambiental”.
Palestrante: Mário de Lacerda Werneck Neto (Presidente da CMA da OAB/MG; Mestre em Direito e Coordenador do Curso de Direito Ambiental da ESA/MG. Autor de vários livros de Direito Ambiental).

04/06/2009 (Quinta-feira)


Horário
09:00 as 10:00
Palestra: “Biomarcadores em peixe e qualidade da água”.
Palestrante: Dra. Marisa Narciso Fernandes (Doutora em Ciências (Fisiologia) pela Universidade de São Paulo e pós-doutora pela Dundee University (Escócia). Atualmente é Professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Tem experiência na área de Fisiologia Comparada, Fisiologia e Morfologia de Órgãos e Sistemas e Ecologia Aplicada, atuando principalmente nos estudos dos processos fisio-adaptativos e morfológicos em animais aquáticos, com ênfase aos peixes, em função de alterações climáticas naturais e/ou por contaminação do sistema aquático nos seguintes temas: função cardio-respiratória, regulação osmótica e iônica e morfologia funcional de órgãos respiratório, órgão de detoxificação).

10:00 as 11:00
Palestra: “Atuação do profissional Biólogo em empresa de consultoria ambiental”.
Palestrante: Dra. Zoraia Silva (Mestre em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente é Bióloga da Bios Consultoria e Serviços Ambientais. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Zoologia Aplicada. Atuando principalmente nos seguintes temas: Alimentação, Peixe, Ecologia).

11:00 as 12:00
Apresentação oral de trabalhos

12:00
Almoço

14:00 as 16:00
Apresentação de painéis.

14:00 as 15:00
Palestra: “Aplicação de vinhaça no solo e seus impactos”.
Palestrante: Msc. Willian Paulo Graciano (Mestre em Tecnologia Ambiental pela UNAERP. Professor na FESP/UEMG - campus de Passos-MG. Trabalha na área de Ecologia, com ênfase em Educação Ambiental e Poluição, atuando principalmente nos seguintes temas: Biodigestão de vinhaça, Compostagem e Saúde Ambiental).

14:00 as 16:30
Mini curso: “Identificação de himenóptera parasítica”.
Msc.Juliano Fiorelini Nunes (Mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Entomologia, atuando principalmente nos seguintes temas: biotaxonomia de parasitóides, Braconidae, Hymenoptera e Ichneumonoidea).

14:00 as 16:30
Mini curso: “Oficina de Biologia molecular: Ensino de Ciências e Biologia”
Dro. Marcelo Santos (Doutor em Genética e Evolução pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professor adjunto e coordenador do Laboratório de Genética aplicada da Universidade do Estado de Minas Gerais (FESP/UEMG – Passos-MG).

14:00 as 18:00
Mini curso: “Sinalização celular”.
Dra. Maria Cecília Picinato. (Doutora em Fisiologia Humana pela Universidade do Estado de São Paulo-USP). Professora titular da Fundação de Ensino Superior de Passos/UEMG – campus de Passos-MG).

16:30 as 17:00
Coffee Break

17:00 as 18:00
Palestra: “Resíduos Sólidos de Serviço de Saúde e Meio Ambiente”.
Palestrante: Dra.Cláudia Kallas Gonçalves (Mestre em Promoção de Saúde e Meio Ambiente pela UNIFRAN e doutora em patologia pela Universidade de Ribeirão Preto).

18:00 as 19:00
Palestra: Meliponicultura
Palestrante: José Mauro de Souza (Biólogo formado pela UEMG/ campus de Passos-MG).

19:00 as 20:00
Palestra: “Recuperação de áreas degradadas”.
Palestrante: Dro. Antônio Cláudio Davide (Doutor em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é Professor titular da Universidade Federal de Lavras. Atua na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Recuperação de Áreas Degradadas. Atua em germinação, armazenamento de sementes florestais, restauração de matas ciliares, dormência, semeadura direta).


05/06/2009 (Sexta-feira)


Horário

09:00 as 10:00
Concurso de fotografia.

10:00 as 11:00
Palestra: “Reserva legal”
Palestrante: Alessandro Francisco dos Santos (Analista Ambiental do Instituto Estadual de Florestas/Núcleo Operacional de Florestas, Pesca e Biodiversidade de Passos/MG).

11:00 as 12:00
Apresentação oral de trabalhos.

12:00
Almoço

14:00 as 15:00
Palestra: “200 anos de Darwin”.
Palestrante: Dra. Maria Izabel (Mestre em Zoologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutora em Zoologia pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Ictiologia Sistemática, atuando principalmente nos seguintes temas: taxonomia e sistemática de Cichlidae, história da teoria evolutiva e divulgação científica e comunicação museológica).

15:00 as 17:00
Apresentação de painéis.

15:00 as 17:00
Mini curso: “Ensaio de mutagênese através do teste do micronúcleo em roedores”.
Dro. Marcelo Fabiano Gomes Boriollo. (Mestre em Biologia Patologia Buco-Dental pela Universidade Estadual de Campinas e doutor em Biologia Patologia Buco-Dental pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor da Universidade José do Rosário Vellano e prof. da Pós-graduação da UNIFENAS. Tem experiência na área de Genética e Mutagênse.)

15:00 as 17:00
Mini curso: “Ecologia de zoobentos”
Msc. Nelci de Lima Stripari. (Mestre em Zoologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora da Fundação de Ensino Superior de Passos. Tem experiência na área de Zoologia, atuando principalmente nos seguintes temas: biodiversidade, macroinvertebrados bentônicos, reservatório, ecologia).

15:00 as 16:00
Palestra: “Outorga de água”
Palestrante: Ana Carina Zanollo Biazotti Collares. (Mestre e doutora em Geotecnia pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na Geotecnia Ambiental e Hidrologia, atuando principalmente em projetos de licenciamento ambiental e outorgas de água).

15:00 as 17:00
Mini curso: Meliponicultura
José Mauro de Souza (Biólogo formado pela FESP/UEMG- campus de Passos-MG. Atualmente trabalho na área de Educação Ambiental das Centrais Elétricas de Furnas).

17:00 as 17:30
Coffee Break

18:00 as 19:00
Palestra: “Impactos ambientais e sociais da produção de sucroalcooleira”.
Palestrante: José Gilberto (Mestre em Geografia pela UNESP/ campus de Presidente Prudente. Doutor em Geografia (Geografia Humana) pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH) - Universidade de São Paulo (USP) e Livre Docência em Ciências Humanas e Sociais (Metodologia Científica) pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Campus de Jaboticabal.
19:00 as 20:00
Palestra: "Biodiesel".
Palestrante: Artur Augusto Alves (Engenheiro Pós-graduado em Avaliação de Impactos Ambientais e Diretor geral da Soyminas Biodiesel, com sede em Cássia-MG).

Datas Importantes

Data: 03 a 05/06/2009.
Inscrição: 01 à 30/05/2009.
Submissão de Trabalhos Científicos: 01 à 30/05/2009.
Resultado das avaliações: 30/05/2009.
Inscrição: Taxa de inscrição R$ 20,00 (discentes e egressos) e R$ 30,00 (alunos externos e docentes) - http://www.fespmg.edu.br/
Localização: Passos-MG
Local do evento: Câmara Municipal de Passos-MG.
Organização: Curso de Ciências Biológicas
Diretor: José de Paula Silva
Coordenadora: Odila Rigolin de Sá
Equipe: Docentes e discentes do curso de Ciências Biológicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário